quarta-feira, dezembro 30, 2009

Zizi Miranda, Sai da Estória e Entra Pra História!


Marido, pai, avô, Bisavô, boêmio, notívago, músico, cantador, contador de estórias, amigo. No início da madrugada do dia 26/12/2009, seu Zizi partiu dessa pra melhor, como dizem. Fico imaginando a festa na chegada dele lá em cima. Dona Palmira de vestido novo, Jango já tocando sua harpa, pq virou anjo,rsrs, Seu Elias com seu violão tenor, Dona Elza, Zeca e Barão dando suas bordoadas com seu violão, Concinho, já solando no cavaco o "Brasilicado", Ribinha e o seu canto elegante, grande Gino do Cavaco, e toda a turma do Telégrafo que se foi. Seu Zizi vem de uma família de artistas e gerou filhos, netos e bisnetos artistas. Pai do compositor Luiz Miranda, o Lula Miranda do samba, do saudoso Jango Miranda, cantor, violonista e compositor, meu parceiro e de Jorge Andrade, da artista plástica e vereadora do PPS em Colares, Tereza Miranda, da cantora Ângela Miranda, da ex campeã de tênis Marilú Miranda e do ex-Jogador de futebol, ex- Remo e Trem de Macapá, Miranda. Como se não bastasse os filhos, seus netos também são artistas como a cantora Andréa Pinheiro, seu irmão cineasta Ricardo Miranda, a fotógrafa-cantora Érika Miranda e agora seus bisnetos como o Joãozinho, filho da Andréa, que está florescendo, se mostrando um grande violonista. Conheci seu Zizi em 1971, quando estudei com o Jango no Deodoro de Mendonça e participamos do festival de música que ele ganhou e eu fiquei em segundo lugar. A partir de 1976, comecei conviver mais perto da turma da Manoel Evaristo, por causa do meu parceiro Jorge Andrade, que mora lá até hoje. Ali, naquele pedaço, fiz muitos amigos, me nutri de muita música boa, sentimentos bons, e muitas histórias e estórias, principalmente. Um bando de gente que tinha como lema ser feliz, dar risadas , Cantar e beber por qualquer motivo. Seu Zizi era um deles. Pai de uma galera que seguiu seus passos de boemia, música e felicidade, ele se misturava com a gente, que nem parecia 40 anos mais velho. Aprendi muitas canções e dei muitas risadas com suas "estórias" que entraram pro folclore do bairro do Telégrafo e agora ele entra pra história da minha vida. Vá pra sua festa, seu Zizi! A galera lá de cima devia estar com saudades também. Agora, nós que vamos ficar, mas entendemos o ciclo. Até um dia! Foi um prazer te conhecer, conviver contigo! Tu és um exemplo de vida pra mim!
Grande abraço
Pedrinho Cavalléro

terça-feira, dezembro 15, 2009

A Banca do Distinto, Votação até dia 30/12


Pedrinho Cavalléro, Edgar Augusto Proença e Billy Blanco na Feira do Som


Soube através do meu amigo Fábio Gomes do blog SOM DO NORTE, que o vídeo em que canto a Banca do Distinto de Billy Blanco, no DVD que gravamos em homenagem a esse grande compositor paraense, foi selecionado para concorrer a enquete de Música do Ano da região Norte - a votação vai até o dia 30 em http://somdonorte.blogspot.com ou é só ir na minha lista de blogs à direita que vcs encontram o link.
Vamos lá galera que ainda dá tempo!

SHOW BENEFICENTE "JOÃO NETO ENTRE AMIGOS" DIA 19/12


Lembrando que o "Show João Neto Entre Amigos" está confirmado e vai acontecer no Bar Quintal, Trav. Alm. Wandelkolk 322, entre S. Lemos e J. Pimentel a partir das 22h, neste sábado, dia 19/12/09.
Com apresentação de Guto Braga, o show tem presença confirmada dos seguintes artistas, cada um apresentando 3 músicas: Pedrinho Cavalléro, Nazaré Pereira, Nêgo Nélson,Alcyr Guimarães, Pedrinho Calado, Almino Henrique,Maurício Nery,Aíla Magalhães, Adilson Alcântara, Delcley Machado, Heraldo, Lívia Rodrigues,Ivan Cardoso,Mário Mousinho,Silvinha Tavares e o Gaia na Gandaia.
Divulguem pros amigos!
Abraço-açú

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Pedrinho Cavalléro estréia nete sábado no CLUB MPB BAR


Neste sábado, dia 12/12/09, estarei estreando no CLUB MPB BAR que fica na Trav. Municialidade, esquina com a Trav. Soares Carneiro a partir das 22h. A proposta é de aportar nesse caís e marcar encontros musicais todos os sábados. O bar pertence ao meu amigo Marcos Cantuária, que dentre outras profissões, também é músico. Vindo de uma familia de artistas, sensível e cuidadoso com o som e o atendimento a seus clientes, o CLUB MPB BAR veio pra ficar. Nossa Belém merece um espaço com esse requinte musical.VIDA LONGA ao MPB BAR!
Apareçam e confiram!

15 Anos Sem Tom Jobim


RUY CASTRO
Folha de São Paulo, quarta-feira, 09 de dezembro de 2009

Querelas em torno de Tom

RIO DE JANEIRO - Ontem, 15 anos da morte de Tom Jobim. Bem à brasileira, o silêncio pela data foi esmagador. Alguns clipes e rádios lembraram sua música, mas não se observou nada especial ou novos CDs que não contivessem os mesmos e tão sovados fonogramas.
E ainda há muito de Tom a descobrir. Principalmente nas catacumbas das gravadoras Continental e Odeon, em que ele trabalhou como arranjador ou maestro, em discos de Dick Farney, Dalva de Oliveira, Orlando Silva e outros.
Nas últimas semanas, Tom tem sido mais citado em querelas que passam ao largo de sua obra. Outro dia, no próprio aeroporto que o homenageia, o Galeão-Tom Jobim, um urubu distraiu-se e entrou pela turbina de um avião que acabara de decolar, o qual teve de voltar à pista. Isso vive acontecendo. O cruel é que aconteça com urubus, que Tom adorava, e, com frequência, no Galeão, palco de manchetes indignas de sua memória: "Tom Jobim atrasa 20 voos", "Tom Jobim caindo aos pedaços", "Cocaína apreendida no Tom Jobim". Foi para isso que deram seu nome ao aeroporto?
Outro arranca-rabo envolve a nova saída do metrô carioca a ser inaugurada: a de Ipanema. Alguns querem chamá-la de Tom Jobim; outros, de General Osório, em cuja praça fica, para que os turistas não a confundam com o aeroporto. Ao mesmo tempo, corre a pendenga sobre a localização de sua futura estátua: na praia ou na dita saída do metrô? E há os que querem mandar de vez para a reserva o velho Osório e dedicar a praça a Tom, que tanto a amou e namorou nela.
Em São Paulo, Tom Jobim (assim como Paulo Autran e Ayrton Senna) é um túnel. Mas, se a ideia de batizar um logradouro é o grande homem ter o seu nome imortalizado em envelopes, postais, telegramas etc., esta se frustrou -porque ninguém escreve para um túnel.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

VIVA O SAMBA BRASILEIRO!


"Roda de Samba" 2003- Théo Pérola Negra, Hélio Rubens, Maria Lídia, Pedrinho Cavalléro, Compadre Adamor, Paulinho Moura e Cardosinho.


O SAMBA NA REALIDADE
Em meados do século XIX, 50% da população do Rio de Janeiro era formada de negros escravos. Para se ter uma idéia da enormidade dessa proporção, basta dizer que São Paulo tinha, à época, 8% de escravos em seu território.
A Cidade do Rio de Janeiro constituiu-se assim, em espaço de identidade da cultura afrodescendente. Esse foi um dos motivos que levaram os negros baianos do pós guerra de Canudos a nela buscarem costumes, valores e hábitos familiares à sua história.
Essa população de negros passou a residir na Gamboa, Saúde e Santo Cristo. Com as reformas urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira Passos no centro da cidade, sobretudo na zona portuária e imediações, os baianos tiveram que subir ao longo da av. Presidente Vargas, transformando os antigos luxuosos casarões da burguesia em "modernos" cortiços. Nas imediações das ruas Visconde de Itaúna, Senador Eusébio, Marquês de Sapucaí e Barão de São Félix residiam os negros da Cidade Nova, local chamado pelo compositor Heitor dos Prazeres de " Pequena África".
Os compositores pioneiros do samba, vivenciaram e construiram todo um legado cultural que a Cidade Nova simbolizou no universo cultural carioca. Frequentaram, sem exceções, as casas das famosas baianas festeiras, espaços de acolhida material, espiritual e cultural importantíssimos para a história da cultura negra e do samba. Foi na casa da tia Ciata que surgiu o lendário "Pelo Telefone";na casa da tia Sadata, na Pedra do Sal, bairro da saúde, surgiu o Rancho das Flores;Tia Perciliana era mãe do ritmista João da Baiana, e tia Amélia, mãe do chorão e sambista Donga.
Fonte "Almanaque do Samba" de André Diniz.

PELO TELEFONE(Donga e Mauro de Almeida)

O chefe da polícia pelo telefone
manda me avisar
Que com alegria
Não se questione
Para se brincar!


BATUQUE NA COZINHA(João da Baiana)

Batuque na cozinha
Sinha não quer
Por causa do batuque
eu quebrei meu pé!


A VOZ DO MORRO( Zé Keti)

Eu sou o samba
A voz do morro, sou eu mesmo, sim senhor
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações brasileiros



FEITIO DE ORAÇÃO (Noel Rosa e Vadico)

Batuque é um previlégio
Ninguém aprende samba no colégio!
Sambar é chorar de alegria
é sorrir de nostalgia
dentro da melodia!


VIVA MEU SAMBA(Billy Blanco)

Violão, pandeiro
tamborim na marcação e reco-reco
meu samba, viva meu samba verdadeiro
porque tem teleco-teco.


A FLOR E O ESPINHO( N. Cavaquinho, G.de Brito, Alcides Caminha)

Tire o seu sorriso do caminho
que eu quero passar com a minha dor.
Hoje pra você eu sou espinho,
Espinho não machuca flor
Eu só errei qunando juntei
Minh'alma a sua
O sol não pode viver perto da lua!


CORRA E OLHE O CÉU(Cartola)

Linda!
O que se apresenta
O triste se ausenta
Fez-se a alegria
Corra e olhe o céu
Que o sol vem trazer
Bom dia!



SAMBA DA MINHA TERRA( Dorival Caymmi)

Samba da minha terra
Deixa a gente mole
Quando se samba, todo mundo bole
Quem não gosta de samba
Bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do Pé!


EU CANTO SAMBA(Paulinho da Viola)

Eu canto samba porque só assim
Eu me sinto contente
Eu vou ao samba porque longe dele
Eu não posso viver!
Com ele eu tenho de fato,
Uma velha intimidade
Se fico sozinho, ele vem me socorrer.
Há muito tempo eu escuto esse papo furado
Dizendo que o samba acabou:
"Só se foi quando o dia clareou"!