quinta-feira, dezembro 16, 2010

ALBA MARIA... SIMPLESMENTE VITAL



Aquilo que habita o ser, emoldurado por medos, risos, angústias, pesares, olhares e estações: O cantar de Alba Maria é isso. Espontâneo, é um pavio que se acende conforme as emoções. E deste, a premiada intérprete faz seu maior trunfo ao se emergir na grandiosa obra de um dos mais nobres compositores paraenses: Vital Lima.




Em Simplesmente Vital, Alba Maria se reveste de tudo que mora nas canções de Vital Lima: a verdade, a forma com que canta as perdas, a solidão, os amores e as incertezas. Alba Maria não economiza na dose de tornar público tudo aquilo que é essencial para a vida: as emoções.

Vital lima, cantor, violonista e compositor com mais de 20 anos de estrada, parceiro de nomes como Hermínio Bello de Carvalho, reside no Rio de Janeiro e já assinou seu nome entre os notáveis do melhor time da tradicional música brasileira.

quinta-feira, dezembro 02, 2010

SALVE O SAMBA BRASILEIRO!


Eu e Nélson Cavaquinho no Rio de janeiro em 1981.


Yuri, aos 16 anos, Jairo, Pedrinho, Maneschy em 1979 no Teatro Waldemar Henrique, no show "Feira de Música".

"Eu nasci com o samba,no samba me criei e do danado do samba, eu nunca me separei"! Até hoje, canto por ai, esses versos de Dorival Caymmi, pois ele retrata fielmente, minhas raízes. Meus pais, com certeza, são os responsáveis por isso. Foram eles, cada um a sua maneira, papai desafinado, mas bom percussionista e mamãe afinadíssima, voz aguda, lembrava Dalva de Oliveira com todos aqueles agudos de "AVE MARIA NO MORRO", que me ensinaram e passaram a emoção de ouvir os sambas de Ataulfo, Ismael, Herivelton, Noel, Wilson Batista, Geraldo Pereira, Cartola, Nélson Cavaquinho, depois, já nos anos setenta, convivendo na casa do meu cumpadi Jairo Oscar Monteiro, famoso bicudo,rsrs, irmão do grande Barão do violão, do Zeca, filho do seu Elias e da dona Elza. Ali naquele quintal, vivenciei verdadeiros saraus com toda aquela velha guarda do samba paraense, Ribinha, Hortência, Gogó, Dr. Edyr Proença, Delival Nobre, Concinho, Dantas, Carlos Henry, Aldemir Ferreira da Silva, fundador da Casa do Choro, Dias, seu Zizi Miranda, avô da cantora Andréa Pinheiro, ai fui mais fundo no mundo do samba e encontrei Silas de Oliveira, Mano Décio, Candeia, Paulinho da Viola, João Nogueira, Roberto Ribeiro, Martinho, Dona Ivone, Beth, Clara, Alcione, pra falar dos ícones, e muitos outros. Foi por causa dessa história, desse amor ao samba, que fui convidado a tocar, em 1980, no reduto do samba paraense, o restaurante RENASCI,famoso em todo o Brasil por suas comídas típicas, que ficava lá na José Pio, no telégrafo, bairro de sambistas da pesada, inclusive meu parceiro Jorge Andrade(Mudubi), com quem já amadurecia um trabalho como compositor. Meu samba encabulado se deparou com Muka, Gérson Veloso, Marquinho Melodia, Arnaldo Wanzeler, Admir do cavaco(Boi Tatá), Mestre Gino do Cavaco, Buião, Haroldo Cunha, Luiz e Jango Miranda, e muitos outros que no momento, me fogem da memória, e a coisa foi pegando jeito, tomando forma. Até hoje "Eu canto samba, porque só assim me sinto contente. Eu vou ao samba porque longe dele não posso viver. Com ele tenho de fato, uma velha intimidade, se fico sozinho, ele vem me socorrer"(Paulinho da Viola). SALVE O SAMBA BRASILEIRO!



APOTEOSE AO SAMBA(Silas de Oliveira e Mano Décio)

Samba!
Quando vens aos meus ouvidos
Embriagas meus sentidos
trazes inspiração!
A dolência que possues na estrutura
É uma sedução!
Vai alegrar o coração daquela criatura
Que com certeza, esta sofrendo de paixão!

Samba!
Soprado por muitos ares
Atravessaste os sete mares com evolução
O teu ritmo quente fica ainda mais ardente
Quando vem da alma de nossa gente.

Eu quero que sejas sempre meu amigo leal
Não me abandones,não!
Vejo em ti o lenitivo ideal
De todos os momentos de aflição.
És meu companheiro inseparável de tradição
Devo-lhe toda a gratidão.
Samba , eu confesso,
És a minha alegria
Eu canto pra esquecer a nostalgia.

Vinícius, Saravá! Última semana!



Como tudo que é bom dura pouco, essa terça que vem(7/12)é a última semana do projeto "Vinícius, Saravá!". Já sinto saudades antecipadas.Passamos meses nos nutrindo com pesquisas de músicas, histórias e imagens. Muitas lembranças e emoções revividas através da obra desse grande artista brasileiro. Foram dois meses que tive o prazer de conviver com várias pessoas que foram fundamentais pro sucesso do projeto. Primeiro a turma da Igara Produções e Eventos(Andréa Cavalléro, Nayana Reis, Socorro Cavalléro, Paulo Henrique e Pedro Henrique Cavalléro, Natália Avelar e Eliete Brito, com a qual construimos e amadurecemos toda a concepção do projeto desde a formatação até a captação e produção do espetáculo. A equipe do Bar Teatro Vitrola( Mário Lopes, Marivaldo, Tito...) que foram carinhosíssimos e sempre à postos para que nós estivèssemos o mais a vontade possivel, para que o espetáculo fosse a cada dia mais bonito e bem feito. Intérpretes maravilhosas que a cada terça, desfilavam seu talento junto comigo no palco, embelezando e enriquecendo muito mais o projeto; Márcia Yamada,abrindo e fechando o projeto, Karen Tavares, Aninha Portal, Adriana Cavalcante, Patrícia Rabelo, Alba Maria( 2 vezes por sugestão do público), Andréa Pinheiro e a participação muito especial do pianista Paulo José Campos de Melo. A nossa banda cheia de responsabilidade e talento; Bruno Mendes de bateria, Lenilson Albuquerque nos teclados, Mário Jorge no baixo e por fim Berere de bateria, nos 3 últimos shows. O ator Ricardo Tomaz que declamava os poemas do Vinícius, costurando o espetáculo. A parte técnica de som com Betinho Taynara e Bruno Benitez. O diretor de teatro e cinema e um dos grandes atores da cena paraense, meu amigo Cláudio Barros, por todas as dicas maravilhosas de direção. Ao Governo do Estado através da Lei de incentivo a cultura, SEMEAR, Fundação Tancredo Neves e os patrocinadores, que sem o seu olhar amplo-responsável-social, jamais o projeto aconteceria, Y.YAMADA. Aos blogueiros Ronaldo Franco, Vanja Lima(Sonido) Moka(Belém do Pará), Edgar Augusto(Feira do Som) e a imprensa de um modo geral. Nunca tive tanto prazer em produzir e participar como cantor e violonista de um projeto de tamanha importância, pela própria obra do poeta Vinícius de Moraes e seus parceiros, para a música popular brasileira. Sinceramente, MUITO OBRIGADO!!