domingo, agosto 24, 2008

A minha vida é um livro aberto

Pedrinho Cavalléro,
Paraense, nascido em Belém, cantor, compositor, músico e produtor cultural, com 29 anos de carreira, é um dos grandes nomes da música do estado do Pará. Sobrinho-neto do maestro e compositor Theóphilo de Magalhães, autor da Marcha do Soldado (Nós somos da pátria...) e neto da professora de piano Maria José de Magalhães Cavalléro (Professora Zezé).
Por muitos anos atuou na noite paraense com tanta freqüência, que ganhou carinhosamente do nosso poeta Ruy Barata, o apelido de “0perário da noite”. Possui uma discografia composta de 01 Compacto duplo (Prato de Casa-1982), participações em vários LPs e CDs coletivos e 03 CDs individuais(“Pássaro Cantador” - 1986, “Pedrinho Cavalléro 21 Anos”- 2002 e “Onde e Quando” - 2005).
Tem composições gravadas por intérpretes no nível de: Nazaré Pereira (França), Nilson Chaves, Lucinnha Bastos, Andréa Pinheiro, Eleny Galvan -MG, Maca Maneschy, Walter Bandeira, Leila Chavantes, Arthur Nogueira, Karina Nini- SP, Anny Lima, Ana Mel, Banda Fruta Quente, Banda Alternativa, Banda Fazendo Arte, dentre outros. Em festivais, tem várias participações pelo Brasil.
Em 1993, participou de um dos mais importantes festivais internacionais de música, o da RFI (Rádio France Internacionale, Paris - França) com participação de artistas de vários países, obtendo o 2º lugar e em 1994 foi finalista do mesmo.
Pedrinho também se destaca na área de publicidade. Recebeu por dois anos consecutivos o Prêmio Colunista de Propaganda e Marketing nos biênios 93/94 e 95/96 no quesito jingle. Também recebeu prêmio com a peça publicitária “Home Líder” da Agência Mendes Publicidade (1999), em New York.
Como produtor cultural, cria e coordena festivais de música em colégios, clubes e vários municípios do Pará (Santarém Novo, Ourém e Redenção).
Produziu também os CDs : “Belém Cheia de Bossa”, “Nosso Cantar Pai D'égua”, em comemoração aos 50 anos do grupo Y.Yamada.
Pedrinho começou compor aos 12 anos (1971), incentivado por um festival de música em seu colégio, Deodoro de Mendonça. Em 1979 foi convidado a fazer direção musical para o Grupo Experiência,começando assim sua carreira profissional. Agora em 2008, está preparando um novo Cd “Querelas da Amazônia”, que comemora 30 anos de parceria com o poeta Jorge Andrade.

Nenhum comentário: