quarta-feira, dezembro 02, 2009

VIVA O SAMBA BRASILEIRO!


"Roda de Samba" 2003- Théo Pérola Negra, Hélio Rubens, Maria Lídia, Pedrinho Cavalléro, Compadre Adamor, Paulinho Moura e Cardosinho.


O SAMBA NA REALIDADE
Em meados do século XIX, 50% da população do Rio de Janeiro era formada de negros escravos. Para se ter uma idéia da enormidade dessa proporção, basta dizer que São Paulo tinha, à época, 8% de escravos em seu território.
A Cidade do Rio de Janeiro constituiu-se assim, em espaço de identidade da cultura afrodescendente. Esse foi um dos motivos que levaram os negros baianos do pós guerra de Canudos a nela buscarem costumes, valores e hábitos familiares à sua história.
Essa população de negros passou a residir na Gamboa, Saúde e Santo Cristo. Com as reformas urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira Passos no centro da cidade, sobretudo na zona portuária e imediações, os baianos tiveram que subir ao longo da av. Presidente Vargas, transformando os antigos luxuosos casarões da burguesia em "modernos" cortiços. Nas imediações das ruas Visconde de Itaúna, Senador Eusébio, Marquês de Sapucaí e Barão de São Félix residiam os negros da Cidade Nova, local chamado pelo compositor Heitor dos Prazeres de " Pequena África".
Os compositores pioneiros do samba, vivenciaram e construiram todo um legado cultural que a Cidade Nova simbolizou no universo cultural carioca. Frequentaram, sem exceções, as casas das famosas baianas festeiras, espaços de acolhida material, espiritual e cultural importantíssimos para a história da cultura negra e do samba. Foi na casa da tia Ciata que surgiu o lendário "Pelo Telefone";na casa da tia Sadata, na Pedra do Sal, bairro da saúde, surgiu o Rancho das Flores;Tia Perciliana era mãe do ritmista João da Baiana, e tia Amélia, mãe do chorão e sambista Donga.
Fonte "Almanaque do Samba" de André Diniz.

PELO TELEFONE(Donga e Mauro de Almeida)

O chefe da polícia pelo telefone
manda me avisar
Que com alegria
Não se questione
Para se brincar!


BATUQUE NA COZINHA(João da Baiana)

Batuque na cozinha
Sinha não quer
Por causa do batuque
eu quebrei meu pé!


A VOZ DO MORRO( Zé Keti)

Eu sou o samba
A voz do morro, sou eu mesmo, sim senhor
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações brasileiros



FEITIO DE ORAÇÃO (Noel Rosa e Vadico)

Batuque é um previlégio
Ninguém aprende samba no colégio!
Sambar é chorar de alegria
é sorrir de nostalgia
dentro da melodia!


VIVA MEU SAMBA(Billy Blanco)

Violão, pandeiro
tamborim na marcação e reco-reco
meu samba, viva meu samba verdadeiro
porque tem teleco-teco.


A FLOR E O ESPINHO( N. Cavaquinho, G.de Brito, Alcides Caminha)

Tire o seu sorriso do caminho
que eu quero passar com a minha dor.
Hoje pra você eu sou espinho,
Espinho não machuca flor
Eu só errei qunando juntei
Minh'alma a sua
O sol não pode viver perto da lua!


CORRA E OLHE O CÉU(Cartola)

Linda!
O que se apresenta
O triste se ausenta
Fez-se a alegria
Corra e olhe o céu
Que o sol vem trazer
Bom dia!



SAMBA DA MINHA TERRA( Dorival Caymmi)

Samba da minha terra
Deixa a gente mole
Quando se samba, todo mundo bole
Quem não gosta de samba
Bom sujeito não é
É ruim da cabeça ou doente do Pé!


EU CANTO SAMBA(Paulinho da Viola)

Eu canto samba porque só assim
Eu me sinto contente
Eu vou ao samba porque longe dele
Eu não posso viver!
Com ele eu tenho de fato,
Uma velha intimidade
Se fico sozinho, ele vem me socorrer.
Há muito tempo eu escuto esse papo furado
Dizendo que o samba acabou:
"Só se foi quando o dia clareou"!

Nenhum comentário: